"Volte seus olhos para dentro, contemple suas próprias profundezas, aprenda primeiro a conhecer-se"
sigmund Freud
André Barbosa Leitão de Lobo Ferreira
População: Crianças | Adolescentes | Adultos | Casais
Português | Inglês
Mestre em Psicologia Clínica formada no ISPA-IU e membro efectivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses (C.P. 23201).
O meu percurso profissional iniciou-se integrando equipas multidisciplinares de saúde no Centro de Saúde de Alvalade, na Unidade de Cuidados de Saúde Primários e seguidamente no Hospital Dona Estefânia. Trabalhar lado a lado com diversas profissões que se ocupam da arte do cuidar do outro permitiu-me compreender um vasto leque de perspetivas e olhares clínicos. Há valores inerentes a várias áreas da saúde, como o cuidar, a dedicação, a compaixão, o ênfase no saudável, de entre inúmeros outros. Para além destes, os valores que para mim se destacam na profissão do psicólogo, são a escuta ativa, a compreensão com base no contexto (social, espacial e temporal), a promoção da autonomia, o respeito pela individualidade, novamente de entre inúmeros outros. Todos estes surgem do valor máximo de um psicólogo, a Empatia, a nossa capacidade de nos descentrarmos de quem somos e de procurarmos imaginar e experienciar o mundo através das emoções e do lugar do outro.
Enquanto psicólogo clínico, o dito “normal” é extraordinariamente mais vasto do que se pode pensar, o que é ser-se uma “pessoa normal” é algo muito mais abrangente, é algo que aceita e acolhe a diversidade que cada um de nós tem em si e entre si. O espaço de um consultório de psicologia, é na minha opinião, um local de privilégio, onde deixamos à porta o julgamento da sociedade do que “devíamos” e do que “temos de” para nos encontrarmos no seu interior com o que sentimos e pensamos. Todos os dias me espanto com o quanto descobrimos sobre nós quando nos permitimos ser, deixando temporariamente à porta, a ideia de quem devíamos ser ou ter sido. Dentro dessa porta é como se houvesse um espelho não cruel onde podemos ver: Autoaceitação, ver que é okay não estar tudo okay; Crescimento pessoal, ver que há prazer em melhorar ao deixar de achar que consertamos algo estragado em nós; Autenticidade, ver a fluidez de nos deixarmos viver verdadeiramente.
O consultório de um psicólogo não é onde vamos receber conselhos, é onde nos podermos descobrir ao caminhar lado a lado. Só um olho vê em 2 dimensões e o outro também, os dois juntos vêm uma 3ª dimensão que sempre lá esteve, mas que não se vê a sós.
Formação Académica e Profissional
- Mestrado em Psicologia Clínica pelo ISPA- IU
- Psicólogo Clínica na Associação Portuguesa de Intervenção em Psicologia Clínica (APIPC)
- Formador – CCP
- Especialização avançada em Terapia Familiar e de Casal
- Experiência em avaliação psicológica com recurso a provas objectivas e projectivas
Andreia Ferreira
População: Crianças | Adolescentes | Adultos | Casais
Português
Mestre em Psicologia Clínica formada no ISPA-IU e membro efectivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses (CP nº 23016).
O meu percurso profissional iniciou-se na Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados de Alvalade, onde fiz o meu estágio académico e tive o primeiro contacto com o acompanhamento e a avaliação psicológicos de utentes das mais diversas faixas etárias. Este primeiro contacto, a par do meu já existente interesse no desenvolvimento de projectos, motivou-me a participar na fundação da APIPC – Associação Portuguesa de Intervenção em Psicologia Clínica, um projecto pelo qual tenho um enorme carinho e que me tem permitido desenvolver-me a vários níveis, tanto ao nível da prática clínica, como da formação ou da supervisão.
O meu interesse pela área da Psicologia Clínica tem-me levado à procura de uma acutalização e aprofundamento constantes e, por isso, realizei uma Especialização Avançada em Terapia Familiar e de Casal e sou Membro Candidato da SPGPAG – Sociedade Portuguesa de Grupanálise e de Psicoterapia Analítica de Grupo.
Relativamente à minha visão acerca da vida e do processo psicoterapêutico, acredito que a capacidade de nos pensarmos, de nos compreendermos e de darmos um sentido às relações que vamos construindo, são o caminho para que possamos viver a vida de forma mais consciente, espontânea e livre e, para que este caminho possa ser feito, encaro a relação que se constrói entre o sujeito e o terapeuta como a ferramenta primordial do processo terapêutico: será na relação que vai sendo construída entre ambos que se abrirá o espaço para que possam ser expressos todos os temas e conteúdos – muitas vezes difíceis e carregados por muito tempo – e, para que nesse espaço, possam ser acolhidos, pensados, reformulados e elaborados e, assim, se possam ir acrescentados novas visões e novos significados às vivências que ali conduziram o sujeito. Será nessa descoberta de si próprio, nesse maior auto-conhecimento e aceitação de si mesmo, que se poderão ir ultrapassando as dificuldades com que se vai confrontando e, assim, alcançar um maior bem-estar na sua vida e nas suas relações.
Formação Académica e Profissional
- Membro efectivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses, cédula 23016;
- Mestre em Psicologia Clínica pelo ISPA-IU;
- Membro candidato da SPGPAG – Sociedade Portuguesa de Grupanálise e Psicoterapia Analítica de Grupo;
- Especialização avançada em Terapia Familiar e de Casal;
- Membro fundador e Vice-presidente da APIPC – Associação Portuguesa de Intervenção em Psicologia Clínica;
- Experiência em intervenção psicológica com crianças, adolescentes, adultos e casais;
- Experiência em avaliação psicológica com recurso a provas objectivas e projectivas;
- Experiência ao nível do desenvolvimento de acções de formação.
Isabelle Malléroni
População: Adolescentes | Adultos
Português | Inglês | Francês
Mestre em Psicologia Clínica formada no ISPA-IU e membro efectivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses (CP nº 021324).
No decurso da experiência, fui aprendendo a importância de ter como princípio fundamental a compreensão do sofrimento psicológico e o impacto que este pode ter no quotidiano, e nas relações. Enquanto psicóloga, fui aprendendo que é na construção de uma relação terapêutica de confiança, que permite a cada pessoa a possibilidade de descobrir, compreender e transformar-se. É também no decurso das exigências do processo terapêutico, que a transformação tem espaço, podendo cada pessoa descobrir novas formas de ser mais livre e mais autêntica nas suas relações.
Formação Académica e Profissional
- Mestrado em Psicologia Clínica pelo ISPA-IU;
- Pós-Graduação em Acolhimento de Crianças e Jovens em Risco, pelo ISPA- IU;
- Membro da APIPC – Associação Portuguesa de Intervenção em Psicologia Clínica;
- Psicóloga Clínica na Associação Portuguesa de Intervenção em Psicologia Clínica (APIPC)
- Experiência em intervenção psicológica com adolescentes e adultos
- Membro da Sociedade Portuguesa de Psicologia Clinica
- Supervisão Clínica dos mentores do projeto “Todos Presentes” – projeto de mentoria intergeracional que funciona na EB Infante D. Henrique (Agrupamento Fernando Pessoa)
- Supervisão Clínica de Educadores e auxiliares nas creches Saídos da Casca
Joana Lobo
População: Adolescentes | Adultos
Português | Inglês
Mestre em Psicologia Clínica e Pós-Graduada em Acolhimento de Crianças e Jovens em Risco, pelo ISPA-IU e membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses (CP nº 23257).
Realizei o meu estágio académico no Centro Educativo Navarro de Paiva, onde fiz acompanhamento e avaliação psicológica de adolescentes. Posteriormente, continuei a trabalhar com a mesma faixa etária, numa instituição holandesa, em contexto de Acolhimento Residencial. Passei pelo Projeto Escolhas, onde a intervenção era dirigida a crianças e jovens, dos bairros do Vale de Alcântara e mais tarde regressei ao Acolhimento Residencial, na Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, onde estive em funções de coordenação de uma Casa de Acolhimento de jovens rapazes. O meu interesse por desenvolvimento de novos projetos levou-me, junto com os meus colegas, a fundar a APIPC- Associação Portuguesa de Intervenção em Psicologia Clínica. É na APIPC que tenho investido na prática Clínica, nomeadamente acompanhamento psicológico de jovens e adultos e prática de supervisão Clínica, desde o seu início.
O processo psicoterapêutico apresenta-nos a possibilidade de pensarmos sobre nós mesmos, e acredito que é neste processo que nos compreendemos, que nos aceitamos e que vamos dando um sentido ao que é nosso, e ao que são as nossas relações. Considero que a relação estabelecida entre o sujeito e o terapeuta, é a ferramenta mais importante deste processo. É esta relação que vai permitir a construção de um espaço seguro onde, juntos, poderão pensar acerca de tudo aquilo que fizer sentido para o sujeito. Numa psicoterapia, há espaço para acolher, conter, dar significado, pensar e devolver. Acredito firmemente que na experiência do processo terapêutico, podem ocorrer transformações que vão permitir que o sujeito possa viver a sua vida e as suas relações de forma mais saudável, livre e autêntica.
Formação Académica e Profissional
- Membro efectivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses, CP 23257;
- Mestrado em Psicologia Clínica pelo ISPA-IU;
- Pós-Graduação em Acolhimento de Crianças e Jovens em Risco, pelo ISPA- IU;
- Membro fundador e Presidente da Mesa da APIPC – Associação Portuguesa de Intervenção em Psicologia Clínica;
- Psicóloga Clínica na Associação Portuguesa de Intervenção em Psicologia Clínica (APIPC)
- Supervisão Clínica dos mentores do projeto “Todos Presentes” – projeto de mentoria intergeracional que funciona na EB Infante D. Henrique (Agrupamento Fernando Pessoa)
- Experiência em intervenção psicológica com adolescentes e adultos.
Joana Pereira da Silva
População: Adolescentes | Adultos
Ansiedade |Depressão| Burnout | Stress | Dificuldades Relacionais | Desenvolvimento Pessoal | Trauma | Perturbações alimentares
Português | Inglês
Mestre em Psicologia Clínica formada no ISPA-IU e membro efectivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses (CP nº 016783).
A relação terapêutica para mim é uma troca de experiências, de afetos, de respeito. Um espaço seguro onde colocamos as máscaras do dia-a-dia de lado e podemos assumir as fragilidades e vulnerabilidades para assim contruirmos novos caminhos neste processo que é a vida. Acredito na evolução e na capacidade que o ser humano tem para se reinventar e readaptar. Procuro trabalhar a individualidade de cada um através do autoconhecimento, sem julgamentos e despida de preconceitos.
Formação Académica e Profissional
- Mestrado em Psicologia Clínica pelo ISPA- IU
- Formanda na Associação Portuguesa de Psicoterapia Gestalt.
- Formadora – CCP
- Técnica de apoio á vítima na APAV (Associação Portuguesa de apoio à vítima)
- Psicóloga e técnica de GAA (gabinete de apoio ao aluno) na escola são Vicente de Telheiras
- Psicóloga clínica em agrupamento de escolas Costa da Caparica em colaboração no âmbito de intervenção da Associação AlmaSã.
- Dinamizadora Igualdade e diversidade para pessoas portadoras de deficiência, Awareness for disability discrimination na Associação Salvador.
- Pós-Graduação em Psicologia Positiva pelo ISCSP
- Gestora de Projeto – Programa Escolhas: intervenção com crianças e jovens, educação, formação, emprego, desenvolvimento pessoal e profissional e dinamização comunitária nos bairros de Alfama e Mouraria.
- Psicóloga clínica na Diet Academy – clínica de emagrecimento. Facilitando os processos, trabalho com equipa multidisciplinar: Nutrição, medicina e personal training e acompanhamento psicológico.
- Psicóloga Clínica na APIPC Associação Portuguesa de Intervenção em Psicologia Clínica. EAP counselling. English and portuguese. Adolescent and adult clinical psychology.
- Trauma Training- Integrative Psychotherapy New York.
Malitsa Francisco
Psicóloga Clínica | Psicoterapeuta em formação na Associação de Psicanálise Relacional
População: Adolescentes | Adultos
Português | Inglês
Mestre em Psicologia Clínica pelo ISPA-IU e membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses (CP nº 023861).
No trabalho terapêutico o foco mais importante é a relação entre paciente e terapeuta, e é nessa base que se tenta compreender e transformar as vivências mais desafiadoras para o indivíduo. Não creio que a psicoterapia seja adequada apenas na presença de doença, qualquer pessoa interessada em se compreender melhor se beneficiará deste processo.
A psicoterapia é uma viagem que nos leva a muitos lugares internos, memórias, emoções, infância, família. Promove um conjunto de descobertas, descoberta da nossa história, das nossas experiências, do nosso passado… das coisas boas, das mais difíceis, das transições, dos ciclos de vida.
É também uma viagem porque é sempre melhor quando o fazemos acompanhados. Como profissional de saúde mental estarei presente em cada etapa do caminho para ajudá-lo a pensar, sentir e viver tudo o que está dentro de si: seus medos, sonhos, angústias, dúvidas e alegrias.
Formação Académica e Profissional
- Mestrado em Psicologia Clínica pelo ISPA- IU
- Membra-fundadora da Associação Portuguesa de Intervenção em Psicologia Clínica (APIPC)
- Psicóloga Clínica na Associação Portuguesa de Intervenção em Psicologia Clínica (APIPC)
- Psicoterapeuta em formação na Associação de Psicanálise Relacional
- Psicóloga Clínica na Lisbon Psychology
- Entrevista Clínica e Intervenção na Depressão – Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA)
- Técnicas Expressivas e Construtivas (Desenho e Jogo): Teoria, Método e Aplicações Clínicas – Clínica Rorschach
- Formação Pedagogica Inicial de Formadores (CCP)- RFA Academy