Realizei o meu estágio académico no Centro Educativo Navarro de Paiva, onde fiz acompanhamento e avaliação psicológica de adolescentes. Posteriormente, continuei a trabalhar com a mesma faixa etária, numa instituição holandesa, em contexto de Acolhimento Residencial. Passei pelo Projeto Escolhas, onde a intervenção era dirigida a crianças e jovens, dos bairros do Vale de Alcântara e mais tarde regressei ao Acolhimento Residencial, na Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, onde estive em funções de coordenação de uma Casa de Acolhimento de jovens rapazes.
O meu interesse por desenvolvimento de novos projetos levou-me, junto com os meus colegas, a fundar a APIPC- Associação Portuguesa de Intervenção em Psicologia Clínica. É na APIPC que tenho investido na prática Clínica, nomeadamente acompanhamento psicológico de jovens e adultos e prática de supervisão Clínica, desde o seu início. Acredito que é fundamental uma constante aprendizagem e por isso sou Membro candidato da SPPC – Sociedade Portuguesa de Psicologia Clínica, a realizar a Formação Especializada em Psicoterapia Psicodinâmica.
O processo psicoterapêutico apresenta-nos a possibilidade de pensarmos sobre nós mesmos, e acredito que é neste processo que nos compreendemos, que nos aceitamos e que vamos dando um sentido ao que é nosso, e ao que são as nossas relações. Considero que a relação estabelecida entre o sujeito e o terapeuta, é a ferramenta mais importante deste processo. É esta relação que vai permitir a construção de um espaço seguro onde, juntos, poderão pensar acerca de tudo aquilo que fizer sentido para o sujeito. Numa psicoterapia, há espaço para acolher, conter, dar significado, pensar e devolver. Acredito firmemente que na experiência do processo terapêutico, podem ocorrer transformações que vão permitir que o sujeito possa viver a sua vida e as suas relações de forma mais saudável, livre e autêntica.
Qualificações
Mestrado em Psicologia Clínica pelo ISPA-IU;
Pós-Graduação em Acolhimento de Crianças e Jovens em Risco, pelo ISPA- IU;
Membro fundador e Presidente da Mesa da APIPC – Associação Portuguesa de Intervenção em Psicologia Clínica;
Psicóloga Clínica na Associação Portuguesa de Intervenção em Psicologia Clínica (APIPC)
Supervisão Clínica dos mentores do projeto “Todos Presentes” – projeto de mentoria intergeracional que funciona na EB Infante D. Henrique (Agrupamento Fernando Pessoa)
Experiência em intervenção psicológica com adolescentes e adultos.
Afiliações e associações profissionais
Membro efectivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses (C.P. n.º 23257).
Membro candidato da SPPC – Sociedade Portuguesa de Psicologia Clínica;