Antes de mais, tanto a terapia com adultos como a terapia com crianças têm 2 objetivos terapêuticos principais: primeiramente, aumentar o auto-conhecimento das nossas emoções e pensamentos, ou seja, não só compreender o que sentimos e pensamos, mas principalmente porque sentimos e pensamos da nossa forma. Quanto mais nos compreendemos e conhecemos maior resiliência temos e assim mais simples se torna atingir o segundo objetivo, viver de forma autêntica, ou seja, viver de forma espontânea, genuína e com leveza o nosso dia a dia.
Os desafios ou dificuldades emocionais são normais e indicadores de um saudável processo de crescimento que nos acompanha durante toda a nossa vida. Estas dificuldades emocionais são complexas de se expressar em adultos mas também em crianças.
A principal diferença na terapia com crianças é que, ao contrário dos adultos, a terapia não se foca na linguagem e nos seus aspetos simbólicos como forma de expressão. A melhor forma de uma criança comunicar é principalmente através do brincar e imaginar, é assim que as crianças se expressam livremente entre si.
A Ludoterapia (brincar com objetivos terapêuticos) oferece um espaço em que estes desafios e dificuldades emocionais podem ser representados simbolicamente, “falados através de ações”. Através deste método, podemos enquanto terapeutas interpretar nas brincadeiras as emoções e conflitos que vão surgindo, e desta forma ajudar as crianças a compreender o que está a ser complexo e a imaginar soluções e alternativas.
A APIPC acredita que investir na saúde mental das crianças é fundamental para um desenvolvimento saudável e feliz. Oferecemos um ambiente seguro, acolhedor e livre de julgamentos, onde as crianças podem explorar seus pensamentos e sentimentos de forma confidencial.
Avenida Miguel Bombarda 70, 1D, 1050-066 Lisboa, Portugal
Avenida João Crisóstomo 31, 4B, 1050-126, Lisboa, Portugal
geral@apipcpsicologia.com
914549291